O que é Hipoclorito de Sódio?
O hipoclorito de sódio é um composto químico com ação desinfetante e alvejante. Assim, de cara, o nome pode parecer estranho e desconhecido, mas trata-se um componente da popular água sanitária, quase sempre presente nas listas de material de limpeza de casas e empresas.
Clique em reproduzir para ouvir este artigo em formato de podcast.
Sua fórmula, NaClO, se dá pela combinação do cloro com hidróxido de sódio. A reação gera o hipoclorito, um forte agente oxidante capaz de eliminar vírus e bactérias, microrganismos extremamente sensíveis à oxidação.
No entanto, o uso do hipoclorito de sódio – de forma inadequada e excessiva – tem revelado muitos malefícios à saúde e ao meio ambiente. O fato de ser um dos principais produtos de limpeza utilizados, tão habitualmente e há tanto tempo em ambientes domésticos e corporativos, acaba por camuflar os prejuízos e dificultar a mudança de hábito.
Mas é preciso rever o uso do hipoclorito, precisamos conhecer seus males e saber que há outras possibilidades que oferecem eficiência e são menos prejudiciais.
Preparamos este artigo para ajudar as casas e as empresas em diversos segmentos, tais como: restaurantes, hospitais, indústrias e comércios a escolherem com mais responsabilidade e conhecimento seus produtos de higienização.
Caso queira, navegue entre os tópicos listados abaixo:
Se preferir conhecer recomendações de produtos, veja-os ao final do artigo
Perigos do hipoclorito de sódio à saúde
Os riscos à saúde do hipoclorito de sódio, da água sanitária, ou da Cândida – como também é regionalmente conhecido – estão quase sempre associados à ingestão ou ao contato com os olhos, devido sua ação corrosiva.
Mas a questão dos males, vai muito além e está relacionada à “exposição passiva” ao produto. Trata-se de um comportamento quase nunca percebido, mas que está relacionado, diretamente, ao aparecimento de doenças respiratórias e infecções.
Em um estudo publicado na Occupational & Environmental Medicine, pesquisadores examinaram mais de 9 mil crianças, entre 6 e 12 anos, em escolas de países como: Holanda, Finlândia e Espanha. O estudo também foi feito com a participação dos pais.
Os pesquisadores descobriram que a frequência de infecções entre as crianças, estava ligada a quantidades mais altas de uso de água sanitária. O estudo também comprovou que o risco de gripe era 20% maior para casos de infecções respiratórias, como gripes e resfriados, e também apontou um aumento expressivo de 35% em casos de amidalite em crianças na casa de pais que faziam o uso recorrente do produto.
Água sanitária, Hipoclorito e o mal ao meio ambiente
O hipoclorito de sódio também provoca malefícios ao meio ambiente. Ambientalistas alertam e reprovam seu uso, já que seu composto, o NaClO reage quimicamente com outras substâncias presentes na água.
Ao eliminar água sanitária, por exemplo, pela rede de esgoto, o produto é enviando aos rios, onde se mistura com outros compostos e origina substâncias prejudicais à saúde.
De acordo com Ministério do Meio Ambiente, a poluição das águas – nos rios, lagos, mares e oceanos – ocorre não apenas pelo despejo individual de uma substância, mas também pela reação química resultante da soma dos inúmeros produtos de limpeza utilizados em residências e empresas.
A combinação potencializa os impactos negativos sobre a qualidade das águas, dos animais, das plantas e de todo ecossistema.
Hipoclorito: Misturas perigosas
Os malefícios do hipoclorito de sódio, como mencionado acima, são acentuados quando o produto entra em contato com outras substâncias. Assim, seu uso incorreto, que inclui a mistura com outros produtos de limpeza – como detergente e sabão em pó, libera um gás tóxico, principal vilão da saúde.
A Anvisa, em suas recomendações para combate ao Coronavírus, cita o uso do hipoclorito, porém adverte que não deve ser misturado com outros produtos, ja que o hipoclorito de sódio reage abrupdamente com muitas substâncias químicas.
Promessas enganosas
O hipoclorito de sódio é um composto feito da reação do cloro com hidróxido de sódio. No mercado, no entanto, ele pode ser encontrado nas apresentações de água sanitária e/ou cloro.
Ao realizar a compra dos itens de limpeza para sua empresa, é fundamental estar atento às nominações e formulações do produto, pois há diferença entre eles e a finalidade e uso de cada um.
Cloro
Trata-se de uma substância química encontrada em temperatura ambiente em estado gasoso. Seu estado puro não está disponível para compra no comércio. O cloro reage com rapidez com muitos elementos e compostos químicos. Na natureza, é encontrado apenas formando parte de cloretos e cloratos, sobretudo na forma de cloreto de sódio, presentes em minas de sal gema e dissolvido na água do mar. A partir do cloro, é feito o hipoclorito de sódio e a água sanitária. Assim, oferecer cloro como hipoclorito de sódio não está certo.
Hipoclorito de Sódio
O hipoclorito de sódio vem da reação do cloro com hidróxido de sódio. O composto contém entre 10% a 13% de cloro ativo. Assim, o hipoclorito depende dessa reação para existir. Sem ela, não há hipoclorito. É matéria-prima para fabricação de águas sanitárias.
É bastante comum encontrarmos produtos comerciais com percentuais de cloro tanto em sua formulação como no nome do produto. Deste modo, nomes como hipoclorito de sódio 1 % , hipoclorito de sódio 2,5 % ou até maiores concentrações, podem ser encontradas nas nos estabelecimentos e distribuidores de produtos de limpeza.
Água sanitária
Bastante usada para limpeza e desinfecção de ambientes, superfícies e alimentos, a água sanitária – conhecida por nomes populares como Cândida, Kiboa, Qboa – é obtida a partir da diluição do hipoclorito de sódio em água.
Saber o que cada produto contém e saber, principalmente, qual a necessidade específica da sua empresa, comércio, indústria ou ambiente de saúde – como hospitais e clínicas -, é essencial para a compra correta dos materiais de limpeza.
Há opções de cloro ativo, alvejantes sem cloro e outros produtos substitutos ao hipoclorito de sódio que garantem a mesma eficiência na desinfecção de ambientes e superfícies e que, no entanto, não acarretam perigos à saúde.
Vejamos alguns abaixo:
Qual sua necessidade sobre Hipoclorito? Veja alternativas abaixo.
O produto será usado para o quê? Esta pergunta é fundamental para a indicação correta do produto de limpeza e desinfeção de uso profissional para empresas, restaurantes, comércios e hospitais.
Cloro em Gel – Garra Chlor
Com cloro balanceado com detergente, não libera gás e é um poderoso limpador e desinfetante. Trata-se de um produto completo, que dispensa o uso de muitos itens de limpeza.
Pensando sempre no bem-estar e na saúde dos profissionais de limpeza, e por se tratar de um produto para uso profissional, Garra Chlor tem baixo odor de cloro e não necessita de misturas com outros produtos, evitando intoxicação dos auxiliares de limpeza ou mesmo usuários dos ambientes.
Recomendações de uso:
- limpeza de superfícies laváveis em cozinhas profissionais, indústrias de vários segmentos, sanitários, frigoríficos, etc;
- desencarde, desengordura e desinfeta em único produto;
- remove incrustações, sujeira pesada de tábuas de corte, mofos e bolores de pisos, azulejos e rejuntes de banheiros e cozinhas;
- alveja panos de várias espécies.
Detergente Desinfetante – Garra Oxiativo
Outra alternativa de susbstituição do uso do hipoclorito é , o Garra Oxiativo, um alvejante sem cloro, desinfetante e limpador, bastante concentrado e muito versátil. Portanto, pode ser usado para limpeza de todas as superfícies laváveis, sem restrições.
Trata-se de um produto sem adição de aromas e corantes e que não deixa resíduos nas superfícies para não fazer mal à saúde.
Recomendações de uso:
- cozinhas profissionais, restaurantes e refeitórios;
- indústrias de todos os segmentos;
- hospitais, clínicas e laboratórios;
- shoppings, hiper e supermercados, ;
- aeroportos, rodoviárias, escolas e universidades;
- hotéis, clubes e demais estabelecimentos com médio a alto trânsito de pessoas.
Desinfetante e Detergente – Garra Oxiativo Pronto-uso
Para uso imediato e prático, temos o Garra Oxiativo pronto-uso. Em suma, a embalagem anatômica e seu trigger espuma/spray tornam o manuseio e a aplicação mais fáceis e seguros. Desinfeta e desengordura de uma só vez, economizando tempo e produto.
Recomendações de uso:
– limpeza de quase todas as superfícies laváveis (cerâmica, porcelanato, fórmica, laminado, plástico, vidro, espelho, azulejos, rejuntes, louças sanitárias, etc);
– recomendado para auxiliar na resolução dos problemas de limpeza em diversos setores, como restaurantes e cozinhas profissionais, indústrias, hospitais, clínicas, shoppings, supermercados, hotéis, escolas, dentre outros.
Sabão para Máquina Lava Louças Kitch Care® Clorado
A substituição do hipoclorito pelo sabão para máquina lava-louças profissional, é uma excelente alternativa visto que este produto é extremamente eficiente no quesito limpeza. Esta aqui relacionado devido a presença de Cloro em sua composição de um modo balanceado. Foi desenvolvido para a higienização, desinfecção automática e mecânica de pratos, xícaras, copos e talheres em cozinhas profissionais, sem manchar ou danificar a louça.
Portanto, este produto é recomendado para a utilização em estabelecimentos do ramo Food Service, como: restaurantes, hotéis, cantinas, hamburguerias, lanchonetes, etc.
Possui componentes que evitam a formação de depósitos calcários nas máquinas, dispensando desincrustações periódicas.
Esse post foi atualizado no dia 24 de agosto de 2021
Fontes:
O post Hipoclorito – Perigos e o mal para a saúde apareceu primeiro em Higiclear.
Nenhum comentário:
Postar um comentário