O Copo de plástico descartável foi desenvolvido com o objetivo de servir café, água e demais bebidas com mais higiene, além de atender a demanda da sua empresa em equilíbrio com o meio ambiente.
Quando for escolher algum modelo de copo descartável, sempre vão existir dúvidas sobre qual melhor, tamanho correto e se é possível aliar o uso à economia e ao meio ambiente.
Com o objetivo de esclarecer algumas questões sobre como escolher o copo descartável, preparamos este artigo que aborda os tipos, tamanhos do copo plástico de 50, 200 ou 500 mL, funcionalidades e formas de gerar menos desperdício.
Clique nos tópicos ou acompanhe a leitura e faça escolhas mais econômicas e conscientes ao comprar copo plástico para café e água.
Copos de plástico, isopor e papel são todos considerados copos descartáveis e são usados, em sua maioria, para servir água, café e demais bebidas em estabelecimentos comerciais.
Clínicas, hospitais, consultórios, indústrias, entre outros ambientes coletivos, com trânsito intenso de pessoas, acabam por fazer uso dos copos descartáveis pela praticidade e pela segurança em seu uso pontual e individualizado.
Quais são os tipos de copo de plástico?
A seguir vamos conhecer as matérias-primas dos copos descartáveis de plástico e isopor.
É possível encontrar nas embalagens dos copos e nos próprios produtos as siglas PS, PP e EPS impressas no fundo.
O que isso significa?
PP ou polipropileno
Copos de plástico feitos de polipropileno, um termoplástico derivado do propeno. Nos produtos descartáveis, ele é identificado por meio do símbolo triangular, com o número “5” e as letras PP.
Entre suas características podemos destacar que o copo plástico PP é um produto totalmente reciclável, com maior resistência à fratura por flexão ou fadiga além de possuir maior resistência química e a solventes e com boa resistência térmica e transparência.
EPS ou poliestireno expandido (copo de isopor)
EPS são os populares copos de isopor e são feitos a partir do poliestireno expandido.
Sua composição se dá pela espuma de poliestireno moldada, constituída por um aglomerado de grânulos. Sua utilização é maior na produção de copos térmicos, devido a sua característica de manter a temperatura.
A seguir vamos destacar algumas de suas características.
Certamente possui alta impermeabilidade, elevada resistência à passagem do vapor, possui um ótimo isolamento térmico além de ter baixo peso.
PS ou poliestireno
Os copos de plástico com a indicação do PS ou poliestireno são copos feitos a partir de um material extraído do petróleo. O PS é uma resina termoplástica dura, amorfa e transparente polimerizada através do estireno (vinil benzeno).
Trata-se assim do material mais utilizado na fabricação dos copos descartáveis no Brasil. O poliestireno pode ser identificado por meio do símbolo triangular, que indica sua reciclabilidade, com o número “6” e a sigla “PS” por baixo.
Características:
Reciclagem, baixa resistência aos solventes orgânicos e ao calor, bem como pouca resistência a intempéries e à fratura. Sendo assim os copos de plástico feitos de PS são mais suscetíveis à quebra que os de PP.
Copos de plástico – Conheça os tamanhos
Copo descartável de 50ml
Copos de plástico de 50 ml oferecem muita versatilidade no uso, seu tamanho é o ideal para servir desde doses de bebidas alcoólicas em bares e eventos até bebidas quentes, como café e chá, em escritórios e clínicas, porém no caso, de bebidas quentes, é recomendado o uso de copos com isolamento térmico.
Um ponto importante para destacar é o estudo que foi feito pela UFMG sobre componentes que são liberados pelo copo após atingir uma temperatura mais elevada, seja porque o copo foi colocado em um micro-ondas ou recebeu algum liquido muito quente.
Entendendo melhor:
Copo plástico 200 ml ou 180 ml
Este tipo de copo é muito prático, uma vez que não são grandes nem pequenos demais e conseguem servir uma vasta gama de empresas, independente do ramo, os copos de plástico de 200 ml ou 180 ml são muito usados como medida padrão.
Os copos de plástico de 500 ml são mais usados em eventos e festas ou por bares e restaurantes. Eles têm grande capacidade e podem servir maior volume de uma única vez.
Economia e meio ambiente e os copos de plástico
Agora que você conhece os modelos e tipos de copos descartáveis, vamos falar de sua utilização e da questão econômica e ambiental.
O uso dos copos de plástico é bastante discutido, por conta do lixo gerado e dos prejuízos ambientais causados durante o seu processo de fabricação.
Conheça o nosso econômico dispenser para copo descartável.
Existem estudos que mostram que utilizar os artigos descartáveis para tomar café ou beber água pode ser sinônimo de economia para empresas, além de uma ação que vai ao encontro da sustentabilidade. Podemos destacar que há menos consumo de água e detergente no momento em que os copos plásticos descartáveis dispensam a lavagem após o uso.
Sendo assim, em alguns estabelecimentos que optam pelos copos de plástico, pode haver redução nas contas de água e nos custos com a compra de produtos de limpeza. Em um estudo feito pela ACV Brasil, uma consultoria especializada na técnica da avaliação do ciclo de vida de produtos, mostrou que copos de plástico podem apresentar melhor desempenho no uso de água e energia.
O estudo comparou copo de cerâmica reutilizável (200 ml e 190 g), o copo de vidro reutilizável (200 ml e 115 g), o copo plástico PP reutilizável (200 ml e 20 g) e o copo PP descartável (200 ml e 1,88 g) e levou em consideração o uso no ambiente corporativo.
Para a análise, cada descartável foi utilizado duas vezes antes do descarte e os reutilizáveis também foram utilizados duas vezes antes da lavagem.
Em resumo, a análise mostrou que o copo descartável consome menos água desde sua produção até seu descarte e reciclagem quando comparado à lavagem dos copos reutilizáveis.
Para os produtos lavados observou-se que a água utilizada representa em média 99% da água total de seu ciclo de vida. Além disso, a energia utilizada na lavagem em máquinas de lavar louças é cerca de 2,4 vezes maior que a energia utilizada no ciclo de vida dos copos descartáveis.
Por fim, o estudo pode concluir que há maior impacto ambiental no uso do copo reutilizável com lavagem manual em relação ao uso do copo descartável.
Por isso, nem sempre levar um copo de casa para o trabalho pode significar um cuidado com o meio ambiente, justamente, em razão da necessidade de lavá-lo e, consequentemente, lançar mão de água e detergente.
Trata-se, assim, de um resultado importante que pode servir para uma revisão das ideias sobre o uso dos copos de plástico e para uma nova abordagem em relação aos descartáveis.
Alternativas para o uso de copos plásticos
Os copos de plástico estão entre os itens mais consumidos no Brasil com o momento atual, seu uso se intensificou em razão do seu caráter prático, por ser descartável e por conta do seu uso individual.
No Brasil, são consumidos cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, de acordo com dados de 2018 da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE). O número corresponde a 1500 toneladas de resíduos diariamente.
Em junho de 2020, um levantamento da ABRELPE mostrou um aumento de 30% na geração de materiais descartáveis. Em maio, o aumento medido pela entidade havia sido de 28% e, em abril, de 25%.
O crescimento, segundo a entidade, está relacionado aos novos comportamentos e protocolos de segurança impostos para contenção da pandemia.
Ainda falando em pandemia, os bebedouros, que poderiam reduzir o uso dos copos plásticos não se mostram como uma alternativa segura, Uma vez que esses equipamentos não higienizados corretamente podem se tornar depósitos de microrganismos.
Formas de disponibilizar e dispensar melhor os copos plásticos
Existe uma maneira melhor de usar os copos descartáveis. Além de utilizar com moderação, temos equipamentos que permitem o acesso aos copos de forma mais controlada e que possibilitam o descarte correto, ajudando assim no momento da reciclagem.
Empresas, hospitais e indústrias dispõem desses dispositivos inteligentes, como os dispensers para copos de água de 180 a 200 mL e dispensers para descarte de copos de plástico.
Empresa que utilizam o dispenser em seu ambiente estão garantindo a praticidade no reabastecimento dos copos, além de mais higiene e segurança.
O dispositivo libera apenas um copo de cada vez isso acaba evitando que vários copos sejam retirados ao mesmo tempo e desperdiçados. Com isso temos mais economia além cuidado com a saúde e o meio ambiente.
Já os dispensers para descarte dos copos de plástico são discretos e ocupam menos espaço em relação aos baldes de lixos. Assim, deixam o ambiente mais limpo e com aspecto de cuidado e organização.
Por fim, o dispenser para descarte não proporciona contato com os copos descartados, nem ao depositar nem no momento de recolher os itens usados. Assim, evita-se risco de contaminação e pode-se garantir a destinação de maneira mais adequada ao plástico.
Para saber mais sobre soluções de higiene e limpeza profissional para melhor utilização de produtos e recursos. Acesse nosso site e entre em contato com a gente!
Referências:
O post Copos de Plástico – Saiba como escolher apareceu primeiro em Higiclear.