Se você desejar, ouça este artigo em formato de Podcast. Clique no player para iniciar a reprodução.
Você sabia que a Água Sanitária pode ser muito perigosa?
Presente na maioria dos lares e ambientes de trabalho, a água sanitária é um produto utilizado para fins de desinfecção e limpeza de ambientes, sendo comumente utilizada também para a higienização de alimentos.
Sendo popularmente conhecida como cloro, este item de limpeza encontra-se presente quase que integralmente, em todos os ambientes e locais onde se faz necessário algum processo de limpeza e/ou higienização. Sobretudo, produtos derivados do cloro, também fazem parte da lista de material e itens de limpeza, seja essa lista de materiais profissionais ou caseiros.
A água sanitária é uma solução de Hipoclorito de Sódio e Cloro. É utilizada para limpar e desinfectar os mais variados ambientes e alimentos. Entretanto, como qualquer outro produto químico, a água sanitária também pode apresentar riscos e malefícios a nossa saúde, caso não seja manipulada e/ou utilizada respeitando as orientações dos fabricantes. E é a partir desta condição, que a água sanitária passa a apresentar riscos.
Sabemos que os compostos químicos podem trazer benefícios e riscos à saúde humana, sendo assim, é de extrema importância respeitar o manuseio destes produtos.
O que sabemos sobre o Cloro?
Devido sua composição, o cloro apresentou grande efetividade em desinfectar a água, uma vez que, após experimentos iniciais realizados, descobriu-se que este produto era capaz de matar a cólera (doença bacteriana que provoca disfunções intestinais graves e desidratação), normalmente transmitida pela água. Tal estudo obteve grande relevância, uma vez que possibilitou mitigar a perda de vidas em razão da doença.
Ademais, outra característica marcante da água sanitária é de que podemos, ao utilizar da maneira correta, eliminar microorganismos e bactérias que possam estar presentes em frutas, verduras e legumes.
Sobretudo, apesar de ser um produto popular e amplamente manipulado, a água sanitária é um tema que gera divergência de opiniões. Há indivíduos que creem que a água sanitária é a melhor alternativa de higienizar e desinfetar um ambiente, já outras a repudiam, especialmente pelo cheiro e efeitos colaterais que lhe são característicos.
Problemas de Saúde Relacionados ao Uso da Água Sanitária
Ademais, um estudo realizado na Holanda, Finlândia e Espanha com mais de 9000 crianças mostrou que a utilização frequente da água sanitária – ao menos uma vez por semana – para higienização, pode provocar aumento de diversas doenças respiratórias como: gripe (20% à mais), amigdalite (35% à mais), sinusite, bronquite e pneumonia.
De acordo com o estudo realizado, a causa dessa agressão está no desgaste das células que revestem os pulmões, causado pela inalaão da água sanitária expondo os pulmões a estarem mais suscetíveis à entrada de vírus e bactérias.
O risco que o cloro pode trazer existe e deve ser levado a sério. Embora, produtos clorados (como no caso da água sanitária) sejam ótimos na desinfecção, o mal uso, podem desencadear problemas sérios. Sendo assim, hoje há presente no mercado excelentes alternativas que visam substituir seu uso.
Não Misture a Água Sanitária com Produtos de Limpeza!
Popularmente conhecida como Kiboa, Kboa ou Quiboa, a água sanitária sempre está inclusa na lista de produtos de limpeza. Sabemos que o uso deste produto geralmente é manipulado pelos profissionais de limpeza, todavia, parte deste grupo em inúmeros casos por não receberem treinamentos adequados e/ou orientações, expõem-se a graves riscos ao realizar a mistura da água sanitária com outros elementos de limpeza, os detergentes tendem a ser os produtos mais utilizados nessa fusão de agentes químicos.
Embora seja um fator desconhecido, o efeito nocivo dessa combinação caseira acaba sendo ampliado e pode colocar a vida dos indivíduos em risco.
Uma excelente alternativa a ser utilizado como substituto frente a água sanitária convencional, são produtos de limpeza que já possuem potentes detergentes adicionados ao cloro, o que faz com que os processos de limpar e desinfectar se tornem boas escolhas com maior efetividade e poder de ação.
No entanto, existem cuidados básicos que devem ser seguidos, como: uso de luvas, botas, bem como o armazenamento adequado.
Quais são as melhores Opções Profissionais para Substituir os Produtos Clorados?
Durante o processo de compra de produtos químicos para limpeza, busque por alternativas que ofereçam menores riscos comparados a água sanitária convencial. Por exemplo, os produtos baseados em peróxido de hidrogênio são soluções que atenderão a necessidade frentes aos processos de limpeza e higiene, sendo por sua vez, mais seguros para o manuseio e uso.
Todavia, para alguns ambientes, o Hipoclorito de Sódio pode ser um bom aliado na limpeza, especialmente se tratando de cozinhas industriais. Ainda assim, a recomendação é de que se tenha cautela e cuidado ao fazer o uso de qualquer produto químico, visando assim garantir maior segurança e bem estar ao sue usuário. Produto de limpeza não deve ser considerado uma simples ação.
Sabemos que é possível que ocorra pequenos incidentes e para tanto, saber como agir é um importante papel. Para casos em que possa ocorrer uma possível intoxicação, o orgão de saúde Anvisa, dispõe de um link para acesso com orientações rápidas.
Caso você seja usuário da água sanitária e/ou quaisquer outro produto químicos, busque se informar sobre como manipulá-lo, isso fará toda diferença em termos de eficiência e saúde ao individuo.
Este artigo foi atualizado em 16/02/2022
Referências:
O post Água Sanitária, Cloro e Seus Perigos para a Saúde! apareceu primeiro em Higiclear.
Nenhum comentário:
Postar um comentário