Produto para limpeza de sofá: como limpar sofá da maneira correta?
Depois de um longo dia de trabalho, nada melhor do que repousar no sofá de casa.
Sinônimo de conforto e descanso, o sofá também ajuda a compor os ambientes, decora o recinto e permite que as pessoas tirem uma pausa enquanto tomam um café, seja em casa ou em espaços empresariais.
Por conta disso, manter o sofá limpo e bem cuidado é essencial para garantir a saúde de quem o usa e prolongar sua usabilidade.
No entanto, a limpeza de sofá é cercada de dúvidas sobre quais produtos podem ser utilizados de acordo com os materiais de que ele é feito – como couro, tecido, material sintético, etc. – e, principalmente, sobre como limpar sofá de maneira correta.
Afinal, o processo de limpeza de sofá precisa ser feito de modo a não danificar, manchar ou prejudicar de alguma forma sua conservação.
Para esclarecer essas dúvidas e ajudar na limpeza de sofás residenciais e comerciais, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura e aprenda como limpar e como conservar por mais tempo o sofá em sua casa ou empresa.
Vamos lá?
A história do sofá
Primeiro, vamos conhecer a história desse item tão desejado.
De acordo com o que se tem registros, a origem dos sofás remonta aos antigos sultões dos países árabes que teriam sido os primeiros a utilizar o móvel como um verdadeiro trono.
Ao contrário das cadeiras convencionais da época, eles acrescentavam almofadas e panos para que ficassem ainda mais confortáveis.
Em ainda outras teorias e registros históricos é de que os antigos egípcios já utilizavam um móvel semelhante ao sofá, mas não tão confortável e voltado para o descanso em relação ao usado pelos árabes.
Mas, segundo historiadores, os responsáveis pela popularização do sofá foram os romanos. Na Roma antiga, o sofá era conhecido por “triclinium”, e ficava disposto na sala de jantar, onde somente homens da classe alta podiam se recostar, alimentar e conversar com os convidados.
Saltando no tempo, após a Revolução Industrial, o uso do sofá se popularizou e hoje está presente em grande parte das casas e espaços comerciais, se tornando um item de decoração e conforto democrático, já que existem inúmeros modelos, feitos de diferentes materiais e comercializados em uma ampla faixa de preços.
E com o passar do tempo, o sofá evoluiu e ganhou novas formas, texturas, recortes e estruturas, sendo também uma peça de design, a ponto de, inclusive, estar entre os vencedores do Salão Design, na categoria Desafio da Tecnologia Embutida, deste ano.
O destaque foi para o Sofá Maré, uma criação assinada por Marta Manente, que chegou a ser usada na edição do Big Brother Brasil do ano passado. O sofá chamou atenção pela estrutura de alumínio que proporciona baixo peso, facilitando o deslocamento dos módulos.
A seguir iremos conhecer um pouco dos modelos de sofá que existem ou já existiram ao longo do tempo:
Tipos e modelos de sofás.
- Canapé
Trata-se de um tipo de sofá ornamental de três lugares, feito de madeira esculpida, com assento estofado, braços e encosto.
O modelo foi criado no século 18, na França, durante o período do reinado de Luís XV e Luís XVI.
- Chaise-longue
O modelo também é conhecido como espreguiçadeira, pois é um tipo de sofá que permite que a pessoa relaxe com as pernas estendidas, oferecendo bastante conforto.
- Récamier
Parecido com chaise, mas com encosto em ambas as extremidades. Possui, geralmente, uma cabeceira mais alta e suavemente curvada em um dos lados. Era conhecido como fainting couch (sofá de desmaio), já que era a peça posicionada próxima às escadas para socorrer as mulheres que, com frequência, tinham dificuldades para respirar por conta do uso do espartilho.
- Divã
Famoso pela presença em consultórios de psicologia e psicanálise, este modelo tem nome de origem persa (Diwan), vindo do Oriente Médio, especialmente no período do Império Otomano. Trata-se de um sofá acolchoado sem encosto, cujo braço, mais elevado e inclinado, serve para apoiar a cabeça.
- Love seat ou namoradeira
Sofá pequeno, com assento para duas pessoas, feito para comportar as mulheres do final do século 17 e seus vestidos volumosos. Com o passar do tempo, o modelo virou o lugar oficial para o namoro de jovens casais na sala de estar.
- Futon
Um sofá de origem japonesa, o “futon” é composto por um colchão recheado de algodão ou lã, sob uma estrutura de madeira que, se articulada, pode virar cama.
- Sofá-cama
Extremamente versátil, o sofá-cama se popularizou recentemente, sendo uma ótima alternativa para residências mais compactas que pedem por artigos mais funcionais.
A importância da limpeza do sofá para a saúde humana.
Independentemente do modelo ou material, é fundamental ressaltar que a manutenção de estofados com produto para limpeza de sofá evita ácaros, traças, fungos, e previne o aparecimento e agravamento de doenças e alergias cutâneas e respiratórias.
A limpeza de sofá é responsável também por afastar até mesmo insetos, como baratas e formigas.
Limpeza e saúde estão interligadas e formam um elo de compromisso com o bem-estar e a proteção de pessoas e meio ambiente.
O sofá também precisa estar limpo para eliminar o contato e as chances de contaminação por microrganismos com produto para limpeza de sofá. Muitas doenças relacionadas ao sistema respiratório estão associadas à presença de fungos e ácaros nos objetos.
Segundo pesquisa realizada pela Unicamp, foram encontradas uma concentração de 40 mil ácaros por grama de poeira entre sofá, tapete e cortina. Para efeito de comparação, a presença de 500 microrganismos por grama de poeira já é suficiente para causar crise alérgica, com sintomas como a falta de ar.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, a ocorrência e a piora no quadro de pessoas com problemas respiratórios podem estar diretamente ligadas à falta de higiene nos lugares em que elas moram ou trabalham.
Por isso, em 2013, a OMS divulgou uma cartilha sobre doenças respiratórias, na qual relacionou o surgimento de doenças respiratórias com a ausência de práticas de higiene e limpeza nos ambientes em que os pacientes convivem.
Desse modo, é bastante clara a relação de limpeza de sofás e carpetes sendo uma questão de saúde (A HIGICLEAR também já preparou um artigo sobre limpeza de carpetes e como realiza-la), tornando necessário um planejamento para realização periódicas da limpeza e higienização, seguindo os procedimentos recomendados que veremos a seguir.
Limpeza de sofá e doenças causadas por ácaros
Antes de abordar as formas de como limpar sofá, iremos entender melhor como os ácaros – presentes em alta quantidade em tecidos e objetos da casa – podem prejudicar a nossa saúde.
Embora invisíveis, os ácaros são grandes vilões causadores de alergias e pertencem à classe dos aracnídeos, assim como os carrapatos.
Os ácaros tidos como domésticos são os principais responsáveis por causar doenças alérgicas nos seres humanos, como:
- rinite;
- asma alérgica;
- dermatite atópica.
Esses seres microscópicos que têm como um de seus habitats favoritos em colchões, tapetes, almofadas, sofás, bonecos de pelúcia e roupas de camas e se dão muito bem em lugares úmidos.
Basicamente, alimentam-se de escamas de pele humana e de animais e são verdadeiras pragas domésticas, pois se reproduzem rapidamente.
Um metro quadrado de um tapete em uma residência pode conter até 100 mil ácaros! Mas, além dos próprios microrganismos, os excrementos dos ácaros e os ácaros mortos ficam dispersos no ar, em uma poeira fina, que pode ser facilmente inalada, levando às alergias.
Em função disso, uma das recomendações para evitar alergias é, justamente, a limpeza periódica de colchões, cobertores, sofás e travesseiros.
Como limpar sofá corretamente?
Para realizar uma limpeza eficaz e segura do sofá, é preciso seguir alguns requisitos básicos com produto para limpeza de sofá. Caso contrário, o móvel pode sofrer com manchas e danos que vão comprometer sua aparência, vida útil, além de não higienizar propriamente.
De acordo com especialistas, o mais recomendado é realizar a limpeza de sofá semanalmente, enquanto no caso de limpezas pesadas, é indicado realizá-las no intervalo de um ano, por meio da contratação de uma empresa especializada.
Veja algumas indicações de como limpar sofá:
- Nada de misturas de produtos químicos ou ingredientes caseiros;
- Siga as instruções do fabricante;
- Faça limpeza periódica;
- Use panos limpos;
- Use aspirador de pó;
- Coloque para lavar capas de almofada.
Agora, iremos indicar procedimentos de limpeza de sofá em diferentes materiais específicos, acompanhe:
- Se o sofá for de madeira:
Realizar limpeza úmida, com cuidado para não prejudicar a madeira.
- Se for de couro:
Em sofás de couro a recomendação para conservação e limpeza é higienizar diariamente (ou a cada dois dias) com um pano seco para remover as sujeiras superficiais.
Além disso, a cada 15 dias, é indicado limpar o sofá de couro com uma esponja umedecida e um pouco de sabão de coco (ou ainda, o Opticlean, detergente neutro, especialmente desenvolvido para a limpeza de artigos, utensílios e demais superfícies laváveis). Esfregue bem o couro e, depois, use um pano seco para remover o produto.
- Se for de material lavável (como corino, corvin, tecido plastificado, plástico):
Em materiais laváveis, como couro ou courino, a limpeza de sofá deve ser feita como se fosse uma superfície de mesa de escritório, ou seja, utilizar um pano úmido – com baixo volume de água – com uma solução de água e detergente neutro. A Higiclear indica o Garra Oxiativo, um multiuso que limpa, alveja, desengordura e desinfeta.
- Se for de tecido:
Para aumentar a durabilidade de sofás de tecido, a recomendação é realizar a impermeabilização do móvel em uma empresa especializada. Os sofás de tecido devem ser escovados e aspirados com frequência.
Se o tecido for camurça, a dica é usar um pano levemente umedecido em água e, dependendo da sujeira, acrescentar detergente neutro.
Já nos sofás de suede, chenille ou jacquard, pode-se utilizar detergente neutro com uma escova de cerdas macias para limpeza diária.
Importante destacar que é fundamental seguir as recomendações de limpeza do fabricante e evitar misturas de produtos químicos e caseiras que podem danificar o móvel e prejudicar nossa saúde (você também pode conferir mais sobre limpeza doméstica em nosso artigo de mitos e verdades sobre limpeza).
Limpeza de sofá e impermeabilização.
Uma maneira de aumentar a vida útil do sofá é realizando o processo de impermeabilização, que nada mais é do que a aplicação de um produto que garante o fechamento das fibras do tecido, bloqueando a passagem de líquidos para o interior do estofado.
A impermeabilização deve ser feita apenas por empresas profissionais que utilizam um pulverizador para aplicar o produto sobre todo o móvel.
A impermeabilização resulta em vantagens como:
- Durabilidade
A impermeabilização do sofá protege o estofado, aumentando consideravelmente sua vida útil.
- Evita manchas
O processo garante que o sofá fique livre de manchas causadas pela penetração de líquidos.
- Reduz presença de microrganismos
A impermeabilização do sofá também é aliada no combate à proliferação de fungos, ácaros e bolor, pois impede que a umidade atravesse a superfície do estofado, evitando a criação de um ambiente favorável aos microrganismos.
Solução Higiclear para limpeza e desinfecção de sofás de material lavável.
Por fim, como aliado na limpeza e manutenção de sofás em residências e empresas, a HIGICLEAR oferece o desinfetante multiuso e limpador geral, Garra Oxiativo 4G como produto para limpeza de sofá.
À base de Peróxido de Hidrogênio, o Garra Oxiativo foi especialmente desenvolvido para limpeza e desinfecção de todos os tipos de superfícies laváveis, agindo rapidamente na eliminação de vírus e bactérias nocivos à saúde humana.
A solução oferecida pela Higiclear facilita os procedimentos de limpeza profissional, pois é um produto hiperconcentrado e muito versátil, que pode ser usado em todas as superfícies laváveis, sem qualquer restrição.
O Garra Oxiativo também pode ser utilizado como um restaurador de superfícies amareladas e encardidas.
Para praticidade na limpeza, tão fundamental nas rotinas de espaços comerciais e industriais, o produto é embalado em frascos plásticos descartáveis e possui um dosador automático em sua tampa, capaz de realizar a diluição em até 3 taxas de dosagem.
Quais as recomendações de uso?
O Garra Oxiativo 4G – desinfetante e limpador geral – pode ser usado para limpeza geral e conservação de todas as superfícies laváveis, em diversos segmentos e ambientes empresariais (como cozinhas profissionais, restaurantes, refeitórios, indústrias, hospitais, clínicas e laboratórios, shoppings, supermercados, hotéis, escolas, etc.).
O Garra Oxiativo é recomendado para as seguintes tarefas:
- Limpeza de todos os tipos de pisos laváveis;
- Limpeza de tapetes, carpetes e estofados;
- Remoção de mofos e bolores em pisos, azulejos e outras superfícies;
- Desinfetante em Tapete Sanitizante ou Tapete Pedilúvio;
- Limpeza de fórmicas, laminados, vidros e espelhos;
- Remoção de manchas em tecidos;
- Desengraxe de peças e motores.
Em razão de sua formulação, à base de peróxido de hidrogênio, torna-se desnecessário a ação mecânica agressiva, uma vez que a sujeira fica mais fácil de ser removida, após aplicação do Garra Oxiativo 4G.
Isso garante um alto poder germicida, bactericida e de limpeza.
Chegamos ao fim desse artigo com você sabendo como limpar sofá e quais produtos utilizar no momento da limpeza de sofá de sua casa ou empresa. Entre em contato com a Higiclear e tenha um atendimento especializado em limpeza profissional para te orientar.
Até a próxima!
Referências usadas para esse artigo:
O post Limpeza de sofá: como limpar e quais produtos utilizar? apareceu primeiro em Higiclear.
Nenhum comentário:
Postar um comentário