O que é avental descartável?
Quando pensamos em avental cirúrgico, avental descartável ou até mesmo em jaleco descartável, logo tendemos a imaginar profissionais da área da saúde em clínicas ou hospitais. Sendo uma das principais barreiras de proteção a quem os utiliza, o avental de TNT (também conhecido como capote descartável) é muito associado a área hospitalar.
No entanto, o avental descartável também é bastante utilizado em setores como indústria de alimentos, indústria farmacêutica e demais áreas onde uma barreira de proteção contra microrganismos, como vírus e bactérias, se fazem altamente necessárias.
Para isso, a fabricação de capote descartável é regulamentada pela ANVISA, com os jalecos descartáveis sendo confeccionados em TNT (sigla para “Tecido Não Tecido”), devendo ser residentes à penetração de fluídos transportados pelo ar.
O avental descartável, também podendo ser chamado de avental de TNT por conta do que descrevemos acima, pode ser encontrado em diversas gramaturas, que variam de 20 a 60 g/m², onde, quanto maior a gramatura, maior a proteção oferecida por ele.
Nesse artigo você saberá como escolher o melhor modelo de jaleco descartável para determinado tipo de ambiente e como garantir um bom investimento em equipamentos de proteção (EPI).
Acompanhe a leitura e, se desejar, você pode navegar por tópicos.
Diferenças entre avental de tecido e avental descartável.
Antes de iniciar as dicas para escolha do avental descartável, vale citar que há jalecos que são feitos de algodão e são reutilizáveis dentro de vários ambientes profissionais, como as indústrias farmacêuticas, setores clínicos e hospitalares, etc. Mas você sabe as diferenças, além da matéria-prima?
Vejam as principais características de cada tipo:
Aventais de Tecido de Algodão:
- reutilizável;
- confeccionado com 100% algodão e textura de aproximadamente 40 a 56 fios por cm²;
- há risco de o avental encolher ou desbotar;
- não é impermeável;
- necessita de lavanderia e esterilização;
- durabilidade do tecido é de, aproximadamente, três meses (uma média de 65 usos, entre lavagens e auto lavagens);
- no Brasil, não há norma que regularize fabricação ou prazo de validade do tecido;
- a ANVISA não exige o registro;
- no ambiente hospitalar, é proibido uso de avental remendado, com furos ou rasgos.
Avental Descartável/Avental Cirúrgico/Avental de TNT:
- descartável;
- confeccionado apenas com Tecido Não Tecido (TNT);
- sua fabricação é regulamentada por norma;
- impermeável;
- possui Ficha de Informação de Segurança (FISPQ);
- precisa de registro na ANVISA.
O jaleco descartável pode ser encontrado em sua versão estéril ou não-estéril, com mangas longas e fechamento cruzado nas costas, indicada para procedimentos cirúrgicos para prevenir a transferência de agentes infecciosos (provenientes da roupa e corpo) da equipe cirúrgica para o paciente e vice-versa.
Custo-benefício entre avental descartável/avental cirúrgico e o avental reutilizável
Um estudo feito por pesquisadores da Faculdade de Educação e Meio Ambiente de Rondônia (FEMA), analisou a relação custo-benefício entre o capote descartável e avental reutilizável.
De início, a análise apresenta alguns pontos negativos em relação aos aventais descartáveis, como os gastos de sua confecção e a própria reutilização, já que, após certo tempo, os tecidos de algodão apresentam desgastes nas fibras do tecido.
Os desgastes ocorrem por conta das frequentes lavagens, secagens e processos de esterilização. As ações de limpeza, repetidas múltiplas vezes, reduzem também a capacidade das barreiras contra os microrganismos.
No entanto, o estudo aponta que o maior risco em aventais reutilizáveis, está no fato de que não há qualquer garantia dada pelo fabricante quanto à qualidade e eficácia dos mesmos, diferente do avental de TNT, no qual o fabricante do avental hospitalar deve seguir normas da ANVISA e ABNT e atestar a eficácia e qualidade do jaleco descartável por meio de testes e procedimentos normativos.
Outro aspecto observado pela pesquisa trata do tempo de uso dos aventais em cirurgias longas, onde aventais de algodão não são indicados, pois podem umedecer e (por não serem impermeáveis) favorecer a proliferação de bactérias e outros agentes infecciosos.
Enquanto isso, no avental descartável TNT a barreira de proteção é mantida, mesmo exposta de forma excessiva a líquidos, já que o TNT é um material hidrofóbico, ou seja, que não absorve água.
Na conclusão, o estudo afirma que os aventais descartáveis se destacam no critério benefícios em relação aos aventais reutilizáveis. No entanto, destaca que, para uma escolha consciente, é preciso que gestores tenham conhecimento do “custo VS benefício”, e que atenda às questões financeiras em conformidade com padrões satisfatórios de qualidade e segurança.
Como escolher o avental descartável de forma adequada?
Agora que você já sabe da relação custo x benefício entre capote descartável e avental reutilizável, e seu comparativo entre confecção em TNT e em algodão, chegou a hora de destacar as principais recomendações no momento de se investir em um avental descartável TNT:
Normas da ANVISA:
É imprescindível que a fabricação do avental descartável esteja de acordo com as especificações da ANVISA. Entre as normas da agência, destacam-se:
- para maior proteção do profissional, a altura do avental deve ser de, no mínimo, 1,5 m (considerando da parte posterior da peça do decote até a barra inferior).
- o capote deve garantir que nenhuma parte dos membros superiores fique descoberta por movimentos esperados do quem o veste.
Existe uma norma da ABNT, a NBR 16064, que especifica os requisitos de desempenho de avental hospitalar e demais campos cirúrgicos, utilizados como produtos para saúde por pacientes e profissionais de saúde e para equipamentos, destinados a prevenir a transmissão de agentes infecciosos entre pacientes e a equipe cirúrgica.
Por conta da pandemia, a RDC 379/2020 flexibilizou requisitos de fabricação, importação e aquisição de muito artigos médicos para uso de serviços de saúde. Onde, infelizmente, alguns produtos passaram a apresentar qualidade duvidosa, podendo colocar em risco a segurança dos profissionais da saúde e de pacientes.
Um exemplo que retrata a situação descrita acima é capote descartável com baixa gramatura e fragilizado, com elástico e com punhos curtos. O mínimo exigido para os aventais aprovados era que tivessem punhos com elástico, comprimento até os joelhos e amarras firmes.
Gramatura dos aventais.
Como já dissemos, os aventais descartáveis podem ter gramaturas de tecido que variam de 20 a 60g/m2. De acordo com a demanda e com as características de uso e de ambiente, há necessidade de maior ou menor gramatura. O avental descartável/avental cirúrgico, assim como as máscaras descartáveis, deve possuir um determinado índice de eficiência de filtração bacteriológica. Portanto, certifique-se sobre qual a gramatura ideal para sua instituição.
Conforto do material.
O conforto é um item citado pela ANVISA em suas especificações sobre o avental de TNT. Ela define que o avental deve “oferecer ao usuário um nível de conforto adequado com o nível requerido de proteção contra o perigo que pode estar presente, as condições ambientais, o nível das atividades dos usuários e a duração prevista de utilização da vestimenta de proteção.”
Dessa forma, no momento da escolha, veja se, de fato, o avental proporciona esse bem-estar, mobilidade e conforto durante seu uso.
Em suma, o avental descartável TNT é usado para evitar a transferência (por contato direto) de agentes infecciosos entre profissionais da saúde e pacientes e, dessa forma, para sua compra, é preciso ter consciência da sua importância e eficácia.
Existem alguns relatos de desconforto no uso do jaleco descartável pois ele acaba aquecendo quem o utiliza, fazendo com que algumas pessoas transpirem mais. Porém, no momento de uma cirurgia existe a necessidade da diminuição da temperatura ambiente, onde o avental hospitalar acaba desempenhando o papel de barreira contra o frio, ajudando a manter o corpo em sua temperatura ideal e evitando casos de hipotermia.
Jaleco descartável para indústrias farmacêuticas e varejo.
Em meio a pandemia, o Conselho Federal de Farmácia recomendou a utilização do avental descartável como um EPI’s para os profissionais desta categoria. O conselho também informa como responsabilidade do profissional o manuseio e descarte do mesmo.
No entanto, o capote descartável é recomendado para toda indústria que realize procedimentos que durante o processo produtivo necessite de rígida proteção contra contaminações, seja de pele ou de roupas, com o que está sendo manuseado, sendo fortemente aconselhado seu uso também no setor alimentício.
Exige-se que o capote descartável possua mangas longas, punho de malha ou elástico e abertura pela parte de trás. A sua frente deve ser feita de material impermeável, não-alergênico e resistente.
Tipos e funções do avental descartável
Embora ambos sejam popularmente conhecidos como aventais descartáveis, o avental destinado aos hospitais, em especifico ao momento da cirurgia, tem seu valor de aquisição muito maior que o avental utilizado nas indústrias. Isto ocorre principalmente pela composição do produto em seu momento de fabricação, e também a sua maior gramatura.
Nos dias atuais, o avental de TNT é recomendado para ser utilizado em clinicas odontológicas, clinicas de estética, locais onde é prestado qualquer tipo de serviços de saúde, indústrias alimentícias, refeitórios e indústrias farmacêuticas ou qualquer outro tipo de local que exista a necessidade de proteção contra qualquer tipo de transmissão ou infecção.
Se você deseja saber mais sobre o assunto de infecção, conheça o nosso artigo que fala tudo sobre infecção hospitalar.
Higiclear: aventais descartáveis de diferentes gramaturas
Para garantir todo suporte em produtos e acessórios de limpeza profissional e higienização, a Higiclear oferece aventais de TNT, em diversas gramaturas, de 20 a 50g/m2, e em modelos com manga longa, elástico, e fechamento traseiro com tiras, botão de pressão ou velcro.
O avental hospitalar é indicado para uso em hospitais e clínicas de modo geral, e têm excelente acabamento e registro na ANVISA.
Esclarecer dúvidas, orientar e oferecer sempre o melhor em técnicas e produtos de limpeza profissional é a nossa missão na Higiclear. Conte sempre com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa.
Até a próximo artigo.
Referências:
O post Avental descartável: saiba escolher de forma segura e correta. apareceu primeiro em Higiclear.
Nenhum comentário:
Postar um comentário