Qual a diferença entre limpeza, desinfecção e esterilização?
Em suma, vamos falar sobre a diferença entre limpeza e desinfecção e também esterilização. A limpeza e a desinfecção são processos fundamentais em nossas vidas, afinal, um ambiente limpo equivale a uma maior garantia de saúde e bem-estar.
Contudo, para realizar uma limpeza eficiente e combater a proliferação de microrganismos nocivos à saúde, como vírus e bactérias, é necessário ter o conhecimento certo para escolher os produtos, técnicas e periodicidade adequados, baseados no tipo de ambiente e na sujidade de cada um.
Gostaria de baixar esse conteúdo em forma de PDF para ler quando quiser? Responda nosso formulário logo abaixo e o receba em seu email gratuitamente.
Afinal, a sujeira encontrada em um banheiro é diferente daquela existente em nossa mesa de trabalho (sendo a mesa, geralmente, mais infectada). E, assim como há diferença de sujidade, há também diferença entre limpeza, desinfecção e esterilização. Quer entender? Então fique conosco. Se desejar você poderá navegar entre os tópicos!
É possível eliminar 100% dos germes e bactérias?
Afinal, qual a entre limpeza, desinfecção e esterilização? O processo da limpeza reduz em até 80% da carga de micro-organismos. Já a desinfecção chega a eliminar até 99%, enquanto a esterilização elimina 100%.
O processo de esterilização comumente é utilizado em artigos e utensílios dedicados cirurgias ou demais procedimentos invasivos, enquanto a limpeza e desinfecção são mais específicos para ambientes e superfícies.
Caso prefira, você também pode consumir esse conteúdo em formato de podcast:
Desinfecção, limpeza ou esterilização?
Em suma, estes três processos promovem a eliminação de sujeira, vírus e bactérias. Entretanto, cada qual em um percentual diferente de eficiência, como já explicamos nesse podcast com Jair Ribeiro, da Oleak. Vamos conhecer cada um deles:
Limpeza:
Este processo é a primeira etapa de uma completa eliminação dos focos de doenças. Normalmente ela é executada com um limpador geral, água e um acessório de esfregação.
A limpeza elimina a sujidade aparente e promove uma higienização de até 80% dos antígenos nos ambientes, em superfícies diversas. Desta forma, ela é utilizada em todos os ambientes, de empresas a residências de uma forma geral.
Já redigimos um artigo mostrando da importância e dos benefícios econômicos que uma boa limpeza pode impactar em uma empresa.
Desinfecção:
É a segunda etapa do processo de eliminação dos vírus e bactérias. Essa é a fase em que se utiliza produtos desinfetantes específicos, que possam alcançar até 99% de higienização a depender da solução utilizada.
Ela é recomendada, principalmente, para hospitais e demais estabelecimentos na área da saúde, restaurantes e locais com grande circulação de pessoas, onde o acúmulo de vírus e bactérias possa ser prejudicial para a saúde.
Vale ressaltar que existe no mercado desinfetantes específicos para cada área e segmento empresarial a ser utilizado, que garantem uma maior eficiência, eficácia e segurança operacional. Por isso, é importante sempre se atentar a isso ao escolher o produto ideal para empresas.
Porém, também há produtos que em primeiro momento associamos a desinfecção, mas que não necessariamente cumprem esse papel, como o álcool. Para isso preparamos esse artigo sobre os motivos pela qual o álcool como um desinfetante não é uma boa opção.
E como o assunto é saúde, veja também as orientações da Anvisa para prevenção e controle da disseminação de microrganismos.
Aproveite e também conheça a lista completa de produtos desinfetantes, ou nossa linha de desinfetantes hospitalares.
Desinfecção das mãos:
Para evitar a proliferação de doenças em ambientes de trabalho, é de extrema importância que nossas mãos também estejam limpas. Isso porque elas atuam como principal veículo de transmissão dos microrganismos de um indivíduo para outro, e também entre superfícies. Mantê-las higienizadas é fundamental para combater doenças e infecções.
Para a higienização correta das mãos, é necessário o uso de um bom álcool em gel ou espuma, como essas opções destacadas, ou ainda um sabonete de qualidade, também em gel ou espuma, nunca esquecendo do jeito certo de usá-los, assim como um bom papel toalha de fibras virgens para secá-las.
Preparamos um artigo dedicado a higienização de mãos que você pode ler e se proteger.
Esterilização:
Esse processo garante a eliminação de 100% dos vírus e bactérias. Ele é utilizado em hospitais e demais instituições ligadas a saúde, para a limpeza dos artigos necessários em uma cirurgia, por exemplo. No dia a dia também se faz necessário em utensílios de pedicure e manicure, entre muitos outros objetos.
É um processo mais complexo e que pode ser obtido a partir de diferentes métodos e procedimentos. Sua escolha depende do tipo de artigo a ser esterilizado e da contaminação presente neles.
Qual o papel da ANVISA na limpeza?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) disponibiliza um documento que ajuda a orientar os processos de limpeza e desinfecção, deixando claro a existência da diferença entre eles e da importância de se saber utilizar os produtos corretos para promover a eliminação dos vírus e bactérias. Acesse aqui o documento da Anvisa que explica sobre limpeza e desinfeção.
Sanitização de ambientes e pessoas
Como já abordamos anteriormente, a limpeza nas empresas é um fator importante que impacta na saúde, bem-estar e economia dos colaboradores. Por conta disso, algumas empresas optaram por implantar cabines e túneis de desinfecção de pessoas, assim como contratar serviços de sanitização “milagrosos”, a fim de alcançar a máxima saúde de clientes e funcionários.
Entretanto, a Anvisa divulgou em 13 de maio de 2020, uma Nota Técnica 51/2020 afirmando que não existe nenhuma evidência científica sobre a eficácia e a segurança desse tipo de procedimento.
Segundo o próprio órgão, a adoção desse mecanismo não inativa possíveis vírus dentro do corpo humano. E, ainda, pode causar danos à saúde de quem se submeter à desinfecção com saneantes aplicados diretamente na pele e nas roupas.
Isso porque os produtos químicos utilizados são, especificamente, destinados à limpeza e higienização de superfícies, utensílios, pisos, objetos e paredes. Dessa forma, quando em contato com a pele ou aplicados diretamente sobre ela, podem causar danos e efeitos adversos.
Em relação a sanitização de ambientes, também já escrevemos um artigo que trata especificamente sobre os cuidados a serem tomados no momento da contratação deste tipo de serviço.
Quais os melhores produtos para limpeza e desinfecção?
Existem no mercado uma ampla variedade de produtos para higienização e desinfecção, sendo importante se atentar para a aquisição daqueles que são certificados pela ANVISA.
Em suma, os produtos variam de acordo com o setor a ser trabalhado, como por exemplo: indústrias, hospitais, restaurantes, escritórios, escola, etc., e com o tipo de superfície a ser tratada.
Conte com a Higiclear, pois estamos prontos para ajudar, garantindo um ambiente limpo de verdade, utilizando produtos desinfetantes de alta tecnologia e treinamento para pessoal da área.
Esclarecer dúvidas, orientar e oferecer sempre o melhor em técnicas e produtos de limpeza profissional é a nossa missão na Higiclear. Conte sempre com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa.
Se você gostou das informações sobre produtos para desinfecção, limpeza e esterilização presentes nesse artigo, compartilhe com mais pessoas, nos acompanhe nas redes sociais, nos siga nas plataformas de áudio e fique de olho em nosso site para não perder dicas e conhecer nossas soluções de produtos de limpeza profissional.
Até a próxima semana!
Referências:
O post Limpeza, desinfecção ou esterilização: qual a diferença? apareceu primeiro em Higiclear.
Nenhum comentário:
Postar um comentário